Pular para o conteúdo principal

Viver o Presente: Livre do Passado, Esperançoso no Futuro




Encontrei um texto do Pr. Hugo Pinto, pastor português e teólogo, muito interessante.Coloquei o texto logo abaixo na integra. O mesmo também pode ser visto no site de origem.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As pessoas hoje vivem de uma forma limitada. A sua alegria, paz e liberdade estão condicionadas. Muitas encontram-se presas, não conseguindo ser elas próprias. Não conseguem descobrir nem explorar o seu potencial.

Creio que esta realidade deve-se ao facto das pessoas estarem presas ao passado e apreensivas em relação ao futuro.

Alguém disse: “A preocupação com o passado rouba-nos metade do presente; a preocupação com o futuro rouba-nos a outra metade”.

Preso ao Passado





Sem dúvida muitas pessoas não conseguem viver o presente porque ficaram presas ao passado. Mágoas, dissabores, traumas, desilusões… Coisas negativas que marcaram as suas vidas e que fazem sangrar o coração. Feridas que ainda sangram e que impedem de ser feliz no presente.

Situações negativas realmente afectam as capacidades emocionais, mentais e relacionais de uma pessoa. Pode ter sido na infância. Marcas com maus tratos ou negligência dos pais; ou experiências negativas no relacionamento com colegas da escola. Ou possivelmente em relacionamentos de namoro e/ou sexualidade. Ou marcas de um casamento falhado. Amigos que falharam e traíram. Um despedimento; um negócio que não funcionou. Alguém chegado que morreu precocemente, ou de forma dramática. Pior ainda do que lhes possam ter feito, é aquilo que fizeram. Erros, fracassos, ou mesmo crimes, podem trazer uma culpa atormentadora.

Experiências desta natureza podem arrombar com a alegria de viver.

Mas não são só situações negativas que prendem ao passado. Viver experiências extremamente positivas podem fazê-lo de igual modo.

Há pessoas que viveram experiências tão felizes no passado, que ficam agarradas ao mesmo. Vivem um presente saudosista, sempre a lembrar o passado e a desejar que o tempo volte atrás. Ou porque já não têm o emprego que tinham; ou porque já não têm os filhos em casa; ou porque o cônjuge já faleceu. Sua maior alegria ficou no passado e não sentem satisfação no presente, nem esperança no futuro.

A Bíblia diz “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.” Isaías 43:18,19.

A razão porque, por vezes, precisamos esquecer as coisas passadas, é porque não teremos disposição de abraçar novas enquanto não o fizermos.

Jesus Cristo é aquele que foi ferido para trazer-nos cura. “Pelas suas feridas fomos sarados” (Isaías 53:5).

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2 Coríntios 5:17.

Em Jesus Cristo o nosso passado pode ser perdoado e tratado. Lembramo-nos dele, mas não ficamos presos ou limitados por ele. Podemos ser alguém completamente novo, livre das influências limitadoras do passado; com uma nova oportunidade. Deus torna qualquer mal do passado num bem ainda maior e leva-nos a aprender e a usar as experiências negativas e positivas para chegar mais longe.


Ansioso quanto ao Futuro





A ansiedade tem sido considerada a doença do século. As pessoas vivem muito ansiosas e preocupadas em relação ao futuro. As estatísticas dizem que os Portugueses não têm grandes expectativas em relação ao futuro. Com a crise - e uma vez que a nossa sociedade materialista define qualidade de vida pelo nível da economia - o povo sente-se deprimido em relação ao futuro. Mas Deus diz “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro.” (Jeremias 29:11).

Deus tem um plano e um propósito fantástico para a sua vida. Com Ele e seguindo a sua direcção, o seu futuro é brilhante. Não significa necessariamente que será facilitado, mas Deus promete estar consigo em cada situação e dar-lhe a completa vitória sobre cada desafio. Esta é a Sua promessa: “Somos mais
do que vencedores por Aquele [Jesus] que nos amou” (Romanos 8:37).

O Presente é um presente




Não há razão para não viver feliz, para não ser realizado e perceber que é especial, cheio de potencial e dons que Deus colocou no íntimo do seu ser. Liberte-se do passado. Não veja o futuro como um fantasma. É lá que vai passar o resto da sua vida. Deus quer encher a sua vida de alegria e de expectativa. Jesus disse “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10). Com Deus, o melhor está para vir. Os seus melhores dias estão à sua frente. Aceite Jesus como Salvador. Ele é o único que pode perdoar o seu passado e curar o seu coração de sentimentos de perda. É o único que pode assegurar o seu futuro e dar-lhe um sentimento de confiança mesmo em circunstâncias adversas.

Alguém disse: “O ontem é história, o amanhã um mistério! E o hoje é uma dádiva. Por isso chamamo-lo presente.”

O seu presente é um presente de Deus. Viva este presente. Viva no Presente. Viva feliz. Isto equivale a dizer: Viva com Jesus!

Um Poema





«Eu estava a lamentar o passado
E a temer o futuro...
De súbito, meu Senhor falou:
“MEU NOME É EU SOU”. Ele pausou.
Esperei. Ele continuou.

“Quando viveres no passado,
Com seus erros e lamentações,
É difícil. Não estou ali.
Meu nome não é eu era.

Quando viveres no futuro,
Com seus problemas e temores,
É difícil. Eu não estou ali.
Meu nome não é eu serei.

Quando viveres neste momento,
Não é difícil.
Eu estou ali.
Meu nome é Eu Sou.”»

(Helen Mallicoat, citada por Charles R. Swindoll; “Ria-se de Novo”; p.29; Editora Unilit)

Comentários

Mais Lidas »

O real significado de ser solteiro

Atualmente vivemos em um mundo coberto de inversão de valores, onde tudo é adaptado para conveniência própria. Fazendo uma pesquisa sobre o significado da palavra solteiro, encontrei um artigo no site da Igreja Quadrangular de Sergipe muito bom pelo Pr. Luiz Antônio. Coloquei o artigo logo abaixo na integra: -------------------------------------------------------------------------------------------------------------  “É bom ser solteiro, mas não é bom estar só”. A frase abriu a palavra ministrada pelo pastor Luiz Antonio que explicou a importância do texto de Genesis 2:18. “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.”       O pastor também explicou o significado da palavra solteiro: "Ser distinto, único, diferente, separado e inteiro".       “É importante entender logo de cara que a preocupação de Deus era que Adão estava só e não necessariamente ele tinha que casar. Deus gosta da singularidade, um exemplo é que nin

Rota alternativa entre Salvador-Aracaju pela ponte Gilberto Amado

Mais um ano chegando ao fim e o mês de dezembro muito esperado por conta dos recessos e férias, inclusive me incluo pelos que esperam ansiosamente por esse mês abençoado. Por conta disso estou postando uma dica muito interessante referente ao trecho que liga o litoral norte da Bahia com Aracaju. Quem vai conhecer o estado sergipano ou quem quer mudar um pouco o trajeto ao invés de seguir pela BR-101. Eu mesmo ainda não conheço as novas pontes inauguradas e pretendo passar por Aracaju por esse caminho, e caso tenha oportunidade registrarei os detalhes e postarei em breve as fotos. A rota sugerida é pela ponte Gilberto Amado entre os municípios de Estância e Indiaroba, em Sergipe, fazendo a interligação do estado à Bahia. A viagem por essa ponte alem de incurtar a distancia entre os estados de Bahia e Sergipe, proporciona uma viagem agradavel pelas belezas naturais da via costeira e o rio Piauí. Tomando por referencia o aeroporto internacional Luis Eduardo Magalhães em Salvador ire

Que nome é esse Jabis? O Que significa?

Muitos já me fizeram a seguinte pergunta; Que nome é esse Jabis ? O Que significa? Pois bem, ate então não gostava muito do meu nome  porque quase ninguém entende quando citado na primeira vez, para ficar claro tem que ser pronunciado umas 4 a 5 vezes. Existe algumas derivações para o mesmo nome;  Jabez , Jabes, Jabis  . Apesar das derivações acredito que a origem é apenas uma. O nomes Jabez e Jabes são citados no livro da bíblia  do antigo testamento, 1 Crônicas. Pelo contexto conclui-se que o nome tem origem hebraica ( yabetz = יַעְבֵּץ = marcado com tristeza) , tratando-se da genealogia referente a linhagem da tribo de Judá. Ao tomar conhecimento da história contada no livro de 1 Cronicas 4, passei  a gostar do meu nome, apesar da dificuldade de pronuncia por alguns pessoas no inicio. Achei uma leitura interessante a respeito de Jabez em um blog  e resolvi transcrever logo abaixo: Talvez você ainda não tenha ouvido falar em Jabez , mas posso lhe garantir que ele, como vár

A síndrome do pato

Certa feita, em algum momento na minha vida acadêmica, ou durante o ensino técnico, ou até mesmo em algum ambiente de trabalho que passei, não lembro ao certo, fiquei sabendo sobre a "síndrome do pato". Achei a estória interessante do ponto de vista didático, porém não sei se de fato é verídico do ponto de vista da biologia, desde então, oportunamente sempre uso essa teoria para algumas coisas. Recentemente minha esposa brincou comigo dizendo que eu estava esperando um motivo para falar da estória do pato, por isso resolvi criar essa postagem. A síndrome do pato é uma teoria abstrata, de origem desconhecida que tenta explicar o problema de inúmeros seres humanos. A síndrome do pato não pode ser aplicada a tudo, mas justifica aquele velho ditado "Quem tudo quer nada tem", onde nos objetivamos várias coisas e queremos todas ao mesmo tempo. Essa teoria é bastante aplicada a vida profissional onde o individuo que faz várias atividades de forma superficial ma

Ramos Calhelha dá asas a Jonathan Gaivota. A Viagem Para O Mundo Desejado

Depois de tanto ouvir a intro da narrativa de Jonathan Gaivota na rádio metrópole  pela manha quando estou a caminho para o trabalho ou levando meu filho para a escola, tive que pesquisar um pouco a respeito.  A versão radiofônica brasileira de “Fernão Capelo Gaivota” (originalmente Jonathan Livingston Seagull, de Richard Bach) foi produzida pela Transbrasil Linhas Aéreas, com narração de Ramos Calhelha, um dos maiores locutores do rádio nacional, e foi ao ar em meados da década de 70. A narrativa é enriquecida com efeitos de arrebentações e pios de gaivotas gravados em Fernando de Noronha.  Encontrei uma interpretação interessante à narrativa em um blog : Qual é o seu anseio de vida? A realidade tem correspondido àquilo que você desfruta ou projeta para o seu futuro? Eis uma resposta difícil e delicada. A maioria das pessoas não se detém para pensar no assunto. Em muitos casos, quando o fazem, acabam se conformando com a realidade e atribuem aos mais diferentes motivos o desti