Aproveitando a ocasião, visto que estamos no mês de outubro, farei uma breve abordagem sobre a festa de tabernáculos, para que possam ter uma ideia sobre seu significado e o que representa para o povo de Deus.
A festa de tabernáculos (Sucôts) é uma das grandes festas celebrada atraves do direcionamento da palavra de Deus, assim como a Páscoa (Pessach) e Pentecostes (Shavuot). Esta festa normalmente é celebrada no mês judaico do Tisri (entre setembro e outubro). Tabernáculo do latim tabernaculum significa "tenda", "cabana" ou "barraca". A festa de tabernáculo é conhecida também como festa da colheita, na qual era festejado a colheita das uvas, além de lembrar a todos das dificuldades dos 40 anos de viagem pelo deserto rumo à Terra Prometida, e das lições aprendidas naquele período em que o povo viveu em tendas, entre o Egito e Canaã, onde todo o tempo o SENHOR se fez presente.
A ordenança de Deus com as orientações da celebração encontra-se na Bíblia no livro de Levítico 23:34-43 , na qual a festa durava uma semana e durante este período habitavam em tendas construídas com ramos. O significado do tabernáculo é onde o Senhor habitava no meio de seu povo , dele recebia adoração e sacrifício , e com ele falava , no período da Antiga Aliança.
Conforme algumas evidências encontradas na Bíblia é possível acreditarmos que Jesus nasceu em plena festa de tabernáculos, ao contrario da data de 25 de dezembro adotada pela Igreja Ocidental. Quando o apóstolo João nos descreve na passagem 1:14 de seu evangelho , a primeira vinda de Jesus , "O Verbo se fez carne e habitou entre nós ...", atenta-se pela palavra usada , "habitou" , que no grego é “Skeneseii”, significa tabernaculou entre nós.
Vamos festejar com alegria, cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR toda a terra.
Comentários
Postar um comentário